Protagonista

Beba muita água e coma mais peixe. Mas, nunca abandone o chocolate.

Não se desespere quando esquecer o celular. Por incrível que pareça, ele não é vital como seu pulmão e o coração. Já vivemos sem ele.

Beije mais, abrace mais e visite seus familiares, mesmo que for por pensamentos. O mais importante é o que sentimos e não o que os outros pensam sobre o que sentimos. O amor está em cada um de nós.

Mude a sala, organize as gavetas, dê roupas velhas e porque não as novas que você nunca usou. Jogue fora papéis inúteis e não se arrependa. Tenha somente objetos que você realmente use. Se desfaça do resto. Desprenda-se! Faça planos e tenha força para agir. Mude o que puder.

Vá mais a praia. Sente-se na areia, fite o mar e perca-se na linha do horizonte. Deixe de lado seus fones de ouvido. Aprecie o barulho do mar. Escute, ouça. Mesmo embora as telas dos computadores reproduzam cada vez melhor a realidade, uma tela é uma tela.

Não basta viajar pela net. A verdadeira experiência é estar lá, sentir, vibrar, se emocionar. Viajar é uma das maiores expressões do viver. É o desafio do tempo e do espaço. Da expectativa da ida, ao prazer da volta. Vá, esteja, seja! Seja intenso por onde passar e lembre-se a cada minuto, hoje você está aqui, vivendo.

Faça exercícios regulares. Combine disciplina e prazer. Escolha o que quiser. Para iniciar e continuar ativo, escute primeiro seus desejos e depois suas necessidades. Vá ao parque, a uma academia. A preocupação exacerbada pela estética além de não ser saudável é fútil. Um pouco de celulite só incomoda você, pneuzinhos são detalhes. O charme e o bom humor são 1000 vezes mais importantes. O corpo é o retrato da personalidade. Se amolda à mente e materializa sentimentos e pensamentos.

Receba mais massagem. Descubra o seu corpo. Faça caminhadas. Algumas longas e solitárias e aproveite para refletir. A caminhada é uma ótima maneira de você se encontrar. Tome sol com cuidado, mas nunca deixe de dançar na chuva.

Esteja atento às mudança do mundo. Seja calmo e ágil, e algumas vezes desconfiado. Por vezes, conserve a inocência da criança dentro de você. Explore suas dúvidas.

Beba uma taça de um bom vinho. Vá para a cama sem a televisão nem o computador. Pinte as paredes do seu quarto. Escolha bem o travesseiro e o tecido dos lençóis. Leia um conto, apague a luz e durma. O sono é um banho reparador de todas as nossas funções. É o bálsamo mais puro e necessário. Ao despertar, espreguice.

Olhe a vida de frente. A relação excessiva com a tecnologia, o consumo exacerbado, a comida além do necessário, são todos uma expressão de fuga da realidade. As doenças emocionais, são frutos da nossa falta de habilidade de lidar com nós mesmo. Procure ficar mais com você.

Da sua vida, você é o ator principal, o protagonista.

Mas não se esqueça, nunca abandone o chocolate.

Fabio Saba.

escrito em 02/01/2012